joomix

Lacraias

As lacraias são também conhecidas como centopéias, pertencem ao grande grupo dos artrópodes e é encontrada em regiões tropicais (úmidos), especificamente em folhas no chão e em troncos de arvores, inclusive no Brasil.

A lacraia é um miriápode que apresenta corpo achatado compreendendo a cabeça e uma série de segmentos todos iguais, sem distinção entre tórax e abdômen. A cabeça ostenta um par de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. O primeiro par de patas, os maxilipídios funcionam como armas de defesa.

O esqueleto externo do corpo da lacraia é dividido em numerosos segmentos articulados, que se superpõem uns aos outros, permitindo ao animal enrolar-se. E as pernas posteriores são maiores que as anteriores.

Em cada segmento do corpo das lacraias existe um par de pernas, num total de pelo menos 15 pares. As lacraias são predadoras, que com movimentos rápidos perseguem insetos e outros animais muito pequenos.

 Caracteristicas:

Lacraia gigante: essa lacraia e um feroz predador de vermes, lesmas e insetos. Com o auxílio de duas longas antenas, o animal localiza a presa, que é imobilizada por uma picada certeira de seus afiados ferrões. Não se trata de dentes verdadeiros, mas de pernas modificadas, capazes de injetar o veneno na vítima. Com as mandíbulas a lacraia despedaça a presa;

Lacraia comum: lacraia comum ataca geralmente animais de seu próprio tamanho, entre os quais outras lacraias. Possui 15 pares de patas. Vivem em ambientes úmidos, sob troncos, pedras e folhas;

Lacraia venenosa: algumas espécies de lacraias como as do gênero Scolopendra (encontradas na África, Ásia, e Américas), atingem até 30cm de comprimento. Às vezes as lacraias entram em casas de pessoas, à procura de insetos. O veneno proveniente de sua picada é letal para esses pequenos animais. Em seres humanos, provoca intoxicações leves.  

 Medidas Preventivas:

  • Esvaziar armários rentes ao chão em áreas frias para serem pulverizados com o inseticida líquido;

  • Remover materiais em desuso, caso existam ao redor da residência;

  • Se houver grama na residência, esta deve ser aparada;

  • Vedar frestas e fendas em paredes, pisos, rodapés e portais;

  • Deixar o ambiente bem arejado, com portas e janelas abertas, durante e após a execução do serviço;

  • Crianças, animais domésticos, idosos e gestantes devem ficar afastados, por no mínimo 6h, dos locais onde será aplicado o inseticida líquido, e, por no mínimo 24h, as pessoas alérgicas ou hipersensíveis.