joomix

Pombos

Competem com espécies nativas por alimento e utilizam áreas urbanas ou antropizadas. São causadores de sérios problemas, sujando o ambiente com seus dejetos, entupindo e apodrecendo calhas de captação e drenagem pluvial, danificando fiações elétricas e monumentos históricos (igrejas, museus, estátuas, etc.). Acúmulo de sujeira, principalmente em fachadas de edifícios, marquises, chão e em automóveis danificando pinturas (devido à acidez de suas fezes), consumo e contaminação de grãos e alimentos em armazéns e fábricas de gêneros alimentícios, acidentes aéreos ou terrestres. Podem veicular doenças ao homem como a Histoplasmose e a Criptococose (fungos que se desenvolvem nas fezes de pombos), Toxoplpasmose, Ornitose e Salmonelose, além de propiciarem dermatites causadas por ácaros e piolhos presentes em suas penas.

 Características:

São aves de origem europeia, cujo nome cientifico é Columbia livia domestica encontradas em todo o mundo, principalmente em grandes centros urbanos, devido a facilidade de alimentação. Vivem basicamente para alimentar-se e reproduzir-se, colocam de 1 (um) a 2 (dois) ovos por ciclo que são incubados por um período de 17 (dezessete) a 19 (dezenove) dias e podem ter de 4 (quarto) a 6 (seis) ninhadas por ano. Sua imagem esta associada ao símbolo da paz, religião e amor, o que torna distante de ser considerada uma praga. Em contra partida, em grande numero num determinado local, essas aves podem causar danos a saúde humana pela quantidade de bactérias e doenças, como:

Criptococose | Histoplasmose – micose aguda (grau profundo), transmitida pela inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminados.

Ornitose – doença infecciosa aguda, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior.

Salmonelose | Dermatites – transferida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

 Medidas Preventivas:

  • Impedir locais de acesso onde eles possam pousar;
  • Fechar bem a tampa do lixo e retirar restos que, por acaso, tenham caído no chão;
  • Somente levar o lixo para fora de casa minutos antes de o lixeiro passar;
  • Não jogar comida no chão; se cair, retirar;
  • Lavar com água em vez de apenas varrer os locais onde pombos defecam;
  • Dar comida aos animais de estimação em um horário específico.